terça-feira, 5 de agosto de 2008

Adote essa idéia.

Desde o ano passado existe um movimento internacional para aposentar as famosas sacolas descartáveis. A idéia é simples, novas sacolas serão feitas substituindo as de plástico, sendo agora de pano, ou feitas apartir da reciclagem, diminuindo o grande número do material, exposto no meio ambiente.
A idéia chegou no Brasil em setembro do ano passado, onde foi feita a exposição Eu não sou de Plástico, no Parque do Ibirapuera em São Paulo exibindo 110 bolsas, de grifes famosas como Cavalera e Osklen.
Esse evento foi organizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade e reuniu além de grifes exclusivas, grifes populares convidadas, como Le postiche e Lojas Marisa.
O apelo pode até ter uma cara muito fashionista, mas funciona.
Em outros países como Alemanha quem não anda com a própria sacola é obrigado a pagar uma taxa pelo uso dos sacos plásticos nas lojas. Em São Francisco, na Califórnia, há uma lei que proíbe grandes supermercados de distribuir sacos feitos de material derivado de petróleo, como o plástico.
No Brasil também existem iniciativas como essas, em Joinville, Santa Catarina, há um projeto chamado Sacola Permanente, que busca substituir os saquinhos plásticos por bolsas de pano.

Cada caso é um caso, em compras menores é possível utilizar as "ecobags", mas se tratando de compras mensais que enchem o porta-malas do carro, como fazer?
Nesse caso uma boa opção é utilizar caixas de papelão.

" Uma sacola de pano, é um objeto que convida a uma atitude saudável:
consumir menos sacolas descartáveis de plástico.
Vegetais frescos ou uma garrafa de vinho são alguns dos prazeres de
uma visita ao mercado.
Ter o prazer de tirar do bolso uma bela sacola de pano dobrada é um gesto de cuidado com o mundo. "
MUT.

Vai lá ->

Ecoblogs
Não sou de plástico